O PSD enquanto governo viu a taxa de desemprego subir enquanto a média europeia descia. Curiosamente, com o PS no poder, foi descendo até à crise internacional chegar, para valores perto da média europeia.
Começa amanha a primeira fase de acesso ao ensino superior público com mais 4% de vagasque em 2009. Vão abrir mais 2068 vagas, sobretudo nos horarios pós-laborais. O Governo assinou em Janeiro um “contrato de confiança” no qual garante mais fundos com o compromisso de que se aumentem as oportunidades de licenciatura e mestrados à população activa.
É uma aposta no ensino superior que não deixa de ter em conta a produtividade e crescimento do país, gerando mão-de-obra mais qualificada. Deputados ausentes
Em nove meses de legislatura podem ser contabilizadas 652 faltas. Mesmo após o aviso do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, em que diz que não se aceitam "deputados em part-time" contnua a existir uma media elevada de faltas, muitas delas injustificadas. A assiduidade é um dos factores que mais descredibiliza os deputados, e toda a politica representativa. A bancada com mais faltas é a do PSD, que é responsável por cerca de metade das faltas desde o início da legislatura, seguida pelo CDS. Os motivos apresentados são variados mas as faltas continuam a incidir sobre feriados com pontes, como o 10 de Junho.
A assiduidade tem, contudo, vindo a melhorar, com mais controlo por parte do presidente da Assembleia.