Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jovem Socialista - Órgão Oficial de Comunicação da Juventude Socialista

Jovem Socialista - Órgão Oficial de Comunicação da Juventude Socialista

10
Jun09

É a economia

Luís Pereira

 

Não sou especialista em economia, longe disso. Talvez por isso mesmo, não me acho mais inteligente que alguns prémios Nobel de Economia. Ísto porque?

 

Há por aí um nobel de economia que diz que a crise mundial provou que o pensamento da direita sobre a economia de mercado está errado. Diz o pobre senhor, certamente errado, que a direita dizia que os mercados se regulariam por si, se ajustariam por si, que se houvesse algum problema os mercados arranjar-se-iam por si e muito rapidamente. Para este senhor, esta é uma ideia errada até porque os mercados são em geral ineficientes quando a informação é imperfeita, sendo que a informação é sempre imperfeita muito por culpa de uma "depravação moral" de algumas instituições financeiras para classificar o comportamento dos bancos que, na sua opinião, “roubaram os sonhos e o dinheiro de muitas pessoas". Explica o senhor que a culpa é dos senhores que desregulamentaram a economia.

 

Outra pessoa que deve saber mais do que eu, até por estar envolvido no meio e ser um professor de duas das Universidades mais conceituadas da América, Harvard e Princeton, também diz coisas interessantes:

 

"A desregulamentação que se fez nos últimos 15 anos, incluindo o governo de Clinton, do qual fui parte, criou uma atmosfera de casino na qual qualquer banco podia fazer dinheiro sem se importar com os seus níveis de endividamento e sem sequer saber que tipo de papéis comprava"

 

Há ainda um ministro da Economia de Itália que diz o seguinte:

 

"Não é um banco que fracassou, é um sistema inteiro. Devemos ter novos regulamentos e é opção dos governos fazê-los"

 

Diz-se que "o actual sistema financeiro iniciou o seu declínio com o surgimento da política neoliberal, que estabeleceu como principio fundamental a desregulamentação em todos os âmbitos e em especial no sector financeiro."

 

Posto isto,  serão jotices ou estupidez acreditar em Prémios Nobel, em Professores de Harvard ou Ministros de Economia? Se calhar o melhor é perguntar ao especialista Samuel.

8 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D