Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

O novo estudo da RAVE mostra que o TGV Lisboa--Porto vai dar um prejuízo de dois mil milhões. Mas os benefícios para a economia suplantam os prejuízos.

 

A linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto deverá gerar um benefício líquido para a economia nacional entre 5,4 e 5,8 mil milhões de euros ao longo dos 40 anos do prazo de concessão prevista para o projecto. Esta é a principal conclusão da última análise custo-benefício a esta linha do TGV, a que o Diário Económico teve acesso.

 

"Esta análise custo-benefício concluiu que a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid proporciona uma TIR [taxa interna de rentabilidade] de 10,8% e um VAL [valor actualizado líquido] económico, isto é a diferença entre custos e receitas de cerca de três mil milhões de euros, descontado a uma taxa de 5% ao ano, como obriga a União Europeia, apenas para os 40 anos previstos da concessão, e não para o prazo de vida da infra-estrutura, que será muito superior", revela Carlos Fernandes, administrador da RAVE, ao Diário Económico.

 

A nova ponte para comboios e carros entre Chelas e o Barreiro deverá gerar benefícios económicos de quase 10 mil milhões de euros, segundo a RAVE.

 

Com a divulgação do estudo sobre a linha Lisboa-Porto, o conjunto das análises custo-benefício do projecto de alta velocidade ferroviária em Portugal está agora totalmente disponível ao público, sendo o grande destaque o projecto da TTT - Terceira Travessia do Tejo, analisada nas vertente ferroviária (convencional e alta velocidade) e rodoviária.



Luís Pereira às 11:29 | link do post | comentar

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Ensino Superior com mais vagas

Começa amanha a primeira fase de
acesso ao ensino superior público
com mais 4% de vagasque em 2009.
Vão abrir mais 2068 vagas, sobretudo
nos horarios pós-laborais.
O Governo assinou em Janeiro
um “contrato de confiança” no qual
garante mais fundos com o
compromisso de que se aumentem
as oportunidades de
licenciatura e mestrados à
população activa.
É uma aposta no ensino superior
que não deixa de ter em conta a
produtividade e crescimento do país,
gerando mão-de-obra mais qualificada.

Deputados ausentes

Em nove meses de legislatura
podem ser contabilizadas 652 faltas.
Mesmo após o aviso do presidente
da Assembleia da República, Jaime
Gama, em que diz que não se aceitam
"deputados em part-time" contnua a
existir uma media elevada
de faltas, muitas delas injustificadas.
A assiduidade é um dos factores
que mais descredibiliza os deputados,
e toda a politica representativa.
A bancada com mais faltas é
a do PSD, que é responsável por cerca
de metade das faltas desde o início
da legislatura, seguida pelo CDS.
Os motivos apresentados são
variados mas as faltas continuam
a incidir sobre feriados com
pontes, como o 10 de Junho.
A assiduidade tem, contudo,
vindo a melhorar, com mais controlo
por parte do presidente da Assembleia.



Inês Mendes, 12/07/2010
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